Se tivermos diante de dois pontos no plano (A e B), e cada ponto estiver a uma certa distância do outro ponto, pode-se determinar a distância entre dois pontos do plano (A e B). Visto que cada ponto tem duas coordenadas em x e y.
Fórmula da distância entre dois pontos do plano
Por exemplo: Dados dois pontos do plano com as suas respectivas coordenadas A(xA ; yA ) e B(xB ; yB ). Calcule a distância entre dois pontos (A e B).
Dos dois pontos (A e B) no plano, sabendo que cada plano tem duas coordenadas, x e y. Posteriormente, prolongando as linhas das coordenadas, estaremos diante de um triângulo rectângulo.
Visto que a distancia entre o dois pontos do plano é a diagonal, então para determinar a distância de AB, recorre-se ao teorema de Pitágoras, para encontrarmos a fórmula da distância entre dois pontos. Nos catetos teremos a diferenças das coordenadas x na horizontal e a diferença das coordenadas y na vertical.
Demonstrando a fórmula, temos:
d=AB
O teorema de Pitágoras diz que « em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos:
c2 =a2+b2
Sabendo que , substituindo na fórmula, temos:
Se A(xA ; yA ) e B(xB ; yB ).Então a distância de A e B é:
Exercícios sobre a distância entre dois pontos do plano
1-Calcule a distância entre dois pontos:
a) A (2; 3) e B (4; 6)
b) C (0; 0) e D (-2; 4)
Resolução:
a) A ( 2; 3 ) e B (4 ; 6 )
Para calcularmos a distância entre os dois pontos. Primeiramente identifica-se as coordenadas dos pontos. Visto que os pontos A(xA;yA)e B(xB;yB) .Então, xA=2 , xB=4 , yA=3 e yB=6. Substituindo os pontos na fórmula, temos:
Portanto, a distancia dos pontos A e B é :.
b) C (0;0) e D (-2; 4)
Ao determinar a distância entre os dois pontos. Inicialmente identifica-se as coordenadas dos pontos. Visto que os pontos C(xA;yA)e D(xB;yB) . Então, xA=0 , xB=-2 , yA=0 e yB=4. Substituindo os pontos na fórmula, temos:
Portanto, a distancia dos pontos C e D é : .
Leia também: