As razões trigonométricas em um triângulo rectângulo são os valores do seno, cosseno e tangente. Estas razões são determinada em relação a um determinado angulo agudo do triângulo rectângulo estabelecendo as razões entre os seus lados, catetos (que formam o ângulo recto) e a hipotenusa (que se opõem ao ângulo recto).
A partir do triângulo acima, em relação ao ângulo agudo (α) temos os seguintes lados:
AC = Hipotenusa
AB = Cateto adjacente
BC = Cateto oposto
Leia também: Números Primos e Compostos
Cateto oposto é o lado oposto do ângulo em estudo e o cateto adjacente é o lado que forma o ângulo em estudo com a hipotenusa (lado maior). Estabelecendo as razões entre os lados (catetos e a hipotenusa) a partir do ângulo (α), obtemos as seguintes razões trigonométricas:
Exemplo prático: Consideremos o triângulo ABC rectângulo em B. Calcule as suas razões trigonométricas em ângulo (α) e (β).
Como calcular as medidas desconhecidas em um triângulo rectângulo utilizando as razões trigonométricas?
Para calcular medidas desconhecida em um triângulo rectângulo, não basta ter o domínio dos conhecimentos das razões trigonométricas em um triângulo rectângulo, mas sim também ter o domínio das informações tais como: Teorema de Pitágoras e Tabela de valores Trigonométricos.
Exemplo 1: Calcule a medida desconhecida no triângulo rectângulo abaixo.
Para resolver o caso especifico, necessariamente usaremos os conhecimentos do teorema de Pitágoras: Para resolver o caso especifico, necessariamente usaremos os conhecimentos do teorema de Pitágoras: c2=a2+b2, onde c é a hipotenusa (lado maior), a e b são os catetos (lados que formão o ângulo recto).
Resolvendo, temos:
Desta feita o lado desconhecido mede 1,74
Exemplo 2: Determina a amplitude do ângulo β do triângulo rectângulo abaixo.
Para determinar-mos a amplitude do ângulo β, precisamos usar os conhecimento das razões trigonométricas e consultar á tabela trigonométrica.
Leia também: Subtração de números inteiros
Calculando as razões trigonométricas sen e cos, temos: e
Tendo os valores das razões sen e cos, consultamos a tabela para verificar qual é o ângulo que tem o valor sen=1/2 e cos=√(3/2), o ângulo encontrado será o valor da amplitude do ângulo β, que neste caso,
β =30º.
Exemplo 3: Calcule o valor de x e y do triângulo rectângulo abaixo.
Para calcular tanto o valor x como o valor de y, precisamos usar os conhecimentos das razões tribométricas em um triângulo rectângulo e consultar á tabela trigonométrica. Como nos é dado um ângulo e hipotenusa, percebe-se que os valores a calcular representam cateto oposto de 30º (seno) e cateto adjacente de 30º (cosseno).
Calculando as razões seno e cosseno, temos:
sen(30º)=x/8 , consultando a tabela trigonométrica, percebemos que sen(30º)=1/2, então substituímos sen(30º) por 1/2 e aplicamos o sistema cruzado.
Leia também: CÁLCULO EM R